Vai viajar no Carnaval? Hora de tomar vacina contra a febre amarela é agora.

 

Quem pretende passar o Carnaval em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio e Bahia precisa tomar dois cuidados agora: olhar se o destino é área de risco de transmissão de febre amarela e, em caso afirmativo, tomar a vacina.

 

Para garantir a proteção, tanto a dose única quanto a fracionada deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença.

A orientação é apenas para quem vai para as áreas com recomendação e nunca tomou a vacina. Quem já tiver tomado uma dose ao longo da vida, não precisa mais se vacinar.

 

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, está em curso uma campanha de vacinação com doses fracionadas, que equivalem a 1/5 da dose padrão. A diferença é que a dose integral imuniza para a vida toda, enquanto a fracionada protege por ao menos 8 anos.

 

Já a área com recomendação de vacinação no país engloba cidades de 20 Estados e o Distrito Federal. Para quem vai se deslocar no período do Carnaval para uma dessas áreas, a recomendação do Ministério da Saúde é buscar a imunização até o fim de Janeiro.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, as áreas que merecem maior cuidado são as que possuem maior número de casos da doença.

 

São elas o município de Valença, que teve 13 casos registrados e quatro mortes; Teresópolis, com quatro casos e duas mortes; Nova Friburgo e Miguel Pereira, com um caso e uma morte cada; e Petrópolis, Duas Barras, Rio das Flores e e vassouras, com um caso cada uma.

Já a Secretaria de Saúde de Minas Gerais informa que o Estado é área de recomendação de vacinação em todo o seu território há mais de dez anos. Toda pessoa acima de nove meses de vida que mora ou vai viajar para Minas Gerais deve tomar a vacina.

 

Na Bahia, a campanha com dose fracionada terá início no dia 19 de fevereiro. Ao todo, 77 municípios adotarão a estratégia de fracionamento.

Viajantes internacionais, que devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação, precisam tomar a dose integral.

 

VACINAÇÃO FRACIONADA

A vacinação fracionada é recomendada para pessoas a partir dos dois anos de idade. Mas não é indicada para crianças de 9 meses a dois anos, para pessoas com condições clínicas especiais (como vivendo com HIV ou em período final de quimioterapia, por exemplo) e gestantes.

 

Durante a campanha de vacinação, todos esses públicos receberão a dose normal.

 

reações adversar

A vacina para a febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença, e confere proteção entre 90% e 98%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento,pode causar eventos adversos, que são raros.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

January 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

 R. Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 528 Lj. 02 - Centro - Niterói/RJ - Brasil - Cep 24030 - 121
Nossos telefones: (21) 2622-1122 /  DISK COTAÇÃO: 0800 - 3001122
  • Facebook Social Icon