R. Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 528 Lj. 02 - Centro - Niterói/RJ - Brasil - Cep 24030 - 121
Nossos telefones: (21) 2622-1122 /  DISK COTAÇÃO: 0800 - 3001122
  • Facebook Social Icon

Conheça o Parque Nacional de Jericoacoara - CE

December 18, 2017

 

 

Jericoacoara ou Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias estendem-se por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante.

 

Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranquilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em Jericoacoara para todos os gostos.
A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens. Em 1984, uma lei Federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários enjangados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.

 

As Dunas - Entenda como funciona a migração das dunas dentro do Parque

Principalmente nas regiões costeiras, onde se tem disponibilidade de areia em quantidade apreciável e ventos constantes, as dunas comumente associam-se formando "Campos de Dunas".
O transporte se da, frequentemente, por saltação.
As dunas "migram" com maior ou menor rapidez à medida que o vento sopra as partículas de areia para outros pontos, normalmente retirando-as de barlavento para serem acumuladas em sotavento.
As dunas costeiras sempre se formam na direção do vento predominante.

 

Ao longo do Parque Nacional de Jericoacoara foram identificadas três formas de migração das dunas, após serem edificadas.

Migram de continente adentro: contornam o promontório (serrote da Pedra Furada) e podem novamente alcançar a linha de costa a través do by pass de sedimentos (transpasse de areia)

Ao alcançarem o riacho Doce e o estuário do rio Guriú dão origem a bancos de areia, que são transportados pela dinâmica fluvial e das marés e os sedimentos voltam logo à praia.

Os campos de dunas migram para regiões interiores da planície até ser fixados pela vegetação ou mesmo sobreporem-se a outros campos de dunas já fixados.

 

O campo de dunas é uma planície composta de dunas fixas e móveis no formato barcana. A duna em

 

crescente é a mais comum (com pontas nos dois extremos). Em geral, é mais larga que longa e fica oblíqua à direção do vento.
Em Jericoacoara, tanto a correnteza como o vento correm, predominantemente, de leste para oeste. O movimento das dunas, aproximadamente 15 metros por ano, vão modificando todo o ambiente, empurrando as lagoas naturais.

A duna do Pôr do Sol: da sua formação até hoje passaram 500 anos aproximadamente. Agora ela está de frente para o mar, atualmente mede 30 metros de altura, mas vai diminuindo de tamanho com o tempo, processo acelerado pelo impacto natural e humano. A duna é um local privilegiado onde milhares de turistas do mundo inteiro, acompanham o Pôr do sol no mar de Jericoacoara.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

January 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload